Eficiência e eficácia são dois conceitos diferentes, porém muito relacionados, com isso, algumas vezes, ocorre confusão no entendimento e na diferenciação dos mesmos.
A eficiência envolve a forma com que uma atividade é feita, enquanto a eficácia se refere ao objetivo da mesma.
Eficiência trata de "como" fazer e não "do que" fazer. Trata de fazer certo a coisa e não de fazer a coisa certa.
Quando falamos em eficiência, estamos falando em produtividade, em fazer mais com o mínimo de recursos.
No mundo dos negócios, a eficiência é a capacidade de fazer o seu trabalho utilizando a menor quantidade de recursos (tempo, mão-de-obra, material, etc.) possíveis, ou de fazer mais coisas utilizando a mesma quantidade de recursos. Um funcionário eficiente é aquele que realiza uma tarefa da melhor forma possível.
Já a eficácia é um conceito relacionado à idéia de fazer as coisas de forma correta, atingindo o que se espera. Diz respeito aos objetivos propostos, a fazer bem feito.
A eficácia está relacionada à escolha de que caminho seguir.
Nos negócios, eficácia é escolher os melhores meios e produzir um produto adequado ao mercado.
Depois de escolhido o que fazer, fazer esta coisa de forma produtiva, acaba por levar à eficiência. Fazendo as coisas de maneira eficiente e eficaz, teremos os melhores resultados.
Citando Peter Drucker: "Eficiência é fazer as coisas de maneira correta, eficácia são as coisas certas. O resultado depende de fazer certo as coisas certas".
Sendo que, nós podemos ser eficientes sem sermos eficazes, assim como, podemos ser eficazes sem sermos eficientes.
Usando um exemplo mais concreto: eficiência é cavar um poço artesiano com perfeição técnica, já eficácia é encontrar a água.
O comportamento de um rio, é outro exemplo que pode ser usado: se considerarmos que o objetivo do rio é despejar a água da nascente no oceano, podemos considerar que o rio é plenamente eficaz, porém, em geral ele não é eficiente, pois, para cumprir o seu objetivo ele não passa necessariamente pelo caminho mais curto ou pelo mais rápido.