sábado, 25 de dezembro de 2010

Frases espirituosas sobre desenvolvimento de software

  • Há duas formas de construir um projeto de software: Uma maneira de fazer isso deve ser tão simples que, obviamente, não deixe deficiências, e a outra forma é a de torná-lo tão complicado que não percebam as evidentes deficiências. O primeiro método é muito mais difícil. – CAR Hoare
  • Se construtores de edifícios construíssem seus prédios como os programadores escrevem seus programas, o primeiro pica-pau que viesse poderia destruir uma civilização. – Gerald Weinberg
  • Hoje a programação é uma corrida entre os engenheiros de software para tentar construir maiores e melhores programas à prova de idiotas, e o Universo tentando produzir maiores e melhores idiotas. Até agora, o Universo está ganhando. – Rich Cook
  • Java pode ser um bom exemplo do que uma linguagem de programação deve ser. Mas as aplicações escritas em Java são um bom exemplo de como as aplicações não devem ser.
  • Análise de sistemas é como criar uma criança; você pode fazer um estrago imenso, mas não pode garantir sucesso. – Tom DeMarco
  • A maioria dos softwares atuais são como as pirâmides do Egito, com milhões de blocos empilhados uns em cima dos outros, nenhuma integridade estrutural, feita apenas pela força bruta e milhares de escravos. – Alan Kay
  • Andar sobre a água e desenvolver software a partir de uma especificação é fácil. Se ambos estiverem congelados...

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Avaliação de software de gerenciamento financeiro pessoal

Há muito tempo eu uso um software de gerenciamento financeiro pessoal que é executado no Palm, o Hand Money, este software é excelente e atende todas as minhas necessidades de acompanhamento das finanças, porém, o meu Palm já está muito velho e os Palm's em geral estão praticamente em desuso.

Como o fabricante do Hand Money não desenvolveu outra versão do aplicativo para uma plataforma diferente, eu resolvi pesquisar um novo software de finanças pessoais para adotar. Os meus requisitos para este novo software eram:

  • Permitir a criação de diversas contas (para que eu possa controlar mais de uma conta bancária, cartões, investimentos, etc.);
  • Cadastrar lançamentos previstos para datas futuras com repetições periódicas;
  • Ter uma separação clara entre lançamentos previstos e os efetivamente realizados;
  • Identificar os favorecidos em cada lançamento;
  • Permitir categorizar os lançamentos;
  • Ter consulta aos saldos previstos das contas;
  • Ter consulta de um resumo de lançamentos agrupados por categoria;
  • Importar arquivos de extrato bancário;
  • Além de dar preferência para aplicativos que executem na web, para não me deixar preso a uma plataforma ou hardware específico;
  • E, por último, não ter mensalidade para utilização do software (afinal, eu quero um software de gerenciamento financeiro e não mais um custo fixo no meu orçamento).

Com essas definições, eu testei mais de 20 softwares de gerenciamento financeiro, brasileiros e estrangeiros. Segue abaixo um resumo de cada aplicativo que eu avaliei (começando dos que eu considerei melhor até os piores) e a minha decisão final:

Minhas Economias: http://www.minhaseconomias.com.br

O único requisito que ele não atende é o cadastramento do favorecido, no mais, o aplicativo é excelente. Pode ser cadastrado um orçamento separado e depois compará-lo com o realizado. A importação de arquivos é muito boa, permitindo uma série de ajustes no momento da importação. Os dados também podem ser exportados para planilha ou PDF. As mensagens que eu enviei com dúvidas para o fornecedor foram respondidas prontamente.

O aplicativo é grátis para o usuário final, a proposta do site é obter receita com publicidade, mas até o momento eles não têm nenhum anúncio sendo exibido. Isso me deixa em dúvida com relação à continuidade do serviço em longo prazo.

Contas Online: http://www.contasonline.com.br

Ele atende a todos os requisitos e tem uma interface muito boa. O problema dele, é que a versão gratuita é limitada a 45 lançamentos mensais, acima disso, há cobrança de mensalidade. Os contatos que eu fiz com o fornecedor foram respondidos com presteza. Parece que o fornecedor é uma empresa de pequeno porte do interior.

Debit: http://www.debit.com.br

O único requisito que ele não atende é a importação de arquivos com lançamentos bancários, contudo, ele permite a exportação dos dados para planilhas. O maior problema desse aplicativo, é que ele apresenta alguns pequenos defeitos. Eu mandei um email relatando os problemas que identifiquei e eles responderam prontamente que iriam avaliar os erros, porém, os erros ainda persistem. A usabilidade do aplicativo é um pouco confusa.

O Debit é totalmente gratuito. A empresa possui outros aplicativos pagos que são voltados para empresas.

Minhas Finanças: http://www.bb.com.br

É um aplicativo exclusivo para quem é correntista do Banco do Brasil. Ele é muito bom, mas, os lançamentos futuros não podem ter repetição e as consultas não te deixam ter visão dos saldos futuros das contas. Não permite o cadastramento de favorecido. Tem ainda a desvantagem de te obrigar a permanecer no Banco do Brasil para continuar a utilizá-lo.

Clear Checkbook: http://www.clearcheckbook.com

É uma aplicação em inglês e os relatórios são limitados a 10 meses na versão gratuita, ou seja, você não consegue ter a visão de um ano completo. Só não atende os requisitos de cadastramento do favorecido e de informar o saldo previsto das contas.

Moneytrackin: http://www.moneytrackin.com

Não atende a um requisito importante: a separação do previsto e do realizado. Além disso, não cadastra favorecido e nem informa o saldo previsto das contas.

Spesa: http://spesa.com.br

Só permite o cadastramento de uma conta. O aplicativo é gratuito, mas, passa a impressão de ser amador. A parte de relatórios também é fraca.

Organizze: http://www.organizze.com.br

Muito bom, mas, no plano gratuito só permite o cadastramento de uma conta.

Sr. Dinheiro: http://www.srdinheiro.com.br

Não atende a vários requisitos. Além disso, possui diversas limitações de quantidade de lançamentos na versão gratuita.

gBolso: http://www.gbolso.com.br

Muito citado nos fóruns e avaliações, porém, não atende vários dos requisitos. Possui recursos de controle de contas a pagar, investimentos e lançamentos em lote, porém, só no plano pago.

IExpenseOnline: http://www.iexpenseonline.com

Aplicativo em inglês. Não atende a diversos requisitos. Me pareceu lento.

Meus Gastos: http://www.meusgastos.com.br

Aplicativo totalmente gratuito, porém, muito simples.

Manubia: http://www.manubia.com.br

A versão gratuita é muito limitada, permite a criação de apenas 2 contas.

AltMoney: http://www.altmoney.com.br

Pareceu-me bom, mas, como só tem versão paga, eu nem cheguei a avaliar mais profundamente.

Super Contas: http://www.supercontas.com.br

É um aplicativo muito interessante, voltado para divisão de contas entre um grupo de pessoas, mas, está completamente fora do que eu estou procurando. Totalmente gratuito.

Meu Gerenciamento: http://www.meugerenciamento.com.br

Voltado para empresas. Não existe versão gratuita.

Mônaco Online: http://www.monacoonline.com.br

Não apresenta nenhuma informação sobre a empresa fornecedora ou sobre o produto no site. Ocorre um erro quando se tenta criar um novo usuário, por isso, não foi possível avaliar.

Buxfer: http://www.buxfer.com

Em inglês. No plano básico gratuito podem ser criadas no máximo 5 contas. Há reclamações em fóruns que o serviço está "morto", ou seja, estagnado sem evoluções ou suporte. O saldo das contas e os valores dos lançamentos nas mesmas não conferem.

Mint: http://www.mint.com

Aplicativo em inglês, é o mais popular nos Estados Unidos, porém, para utiliza-lo você tem que vincula-lo à sua conta bancária, passando seus dados de acesso à mesma (login e senha) para que o aplicativo possa recuperar as informações do extrato. Mesmo que você tenha coragem de informar seus dados de login bancário a um aplicativo na internet, o Mint só funciona com bancos americanos.

Finance Desktop: http://www.financedesktop.com.br

Precisa fazer download para ser executado, por isso eu não o avaliei. Pode ser executado a partir de um pendrive.

Grana Forte: http://granaforte.com.br

Precisa de download para ser executado e só tem versão paga, assim sendo, eu não o avaliei.

Depois de todas as avaliações, eu fiquei entre três alternativas:


O “Minhas Economias” acabou sendo a minha escolha final. Eles responderam prontamente os emails que eu mandei. O aplicativo não tem cadastro de favorecido, mas, isso é contornável com o campo "descrição" no lançamento. No mais, ele é excelente: usabilidade muito boa, importação de dados muito bem resolvida e totalmente gratuito. A única dúvida, é sobre a continuidade do serviço a longo prazo.

Com os bugs que o Debit apresenta, é difícil optar por ele. O ponto positivo, é que a empresa por trás do software parece que tem certa solidez.

Eu só não optei pelo “Contas Online” devido ao custo do serviço, já que eu não quero assumir mais um custo fixo.