terça-feira, 27 de março de 2012

Segurança: Contrato de código de conduta familiar

Uma preocupação constante dos pais é saber o que os filhos andam fazendo na internet. Como não dá para monitorar o tempo todo, a melhor opção é a orientação.

Assim, uma boa atitude é deixar claro o que podem e o que não podem fazer on-line. Uma ideia que pode ajudar é escrever um código de conduta que todos concordem em seguir.  O objetivo do contrato é muito mais didático do que simplesmente ter um compromisso escrito.

Você pode criar contratos diferenciados para cada criança da família, com regras de uso da internet específicas para cada idade. Todos assinam seus contratos para mostrar que entendem as regras e que concordam em respeitá-las sempre que estiverem on-line. Se você quiser melhorar o comprometimento, pode criar contratos para que os pais também assinem.

Veja um modelo abaixo e adapte as regras de acordo com as necessidades de sua família. Assim que todos na sua família concordarem com os termos e assinarem o contrato familiar de uso da internet, você pode deixá-lo ao lado de cada computador na sua casa para lembrar a todos quais são as regras de uso da internet pela família.

Eu me comprometo a:
  • Conversar com meus pais para conhecer as regras de uso da internet, que incluem aonde posso ir, o que posso fazer e quando posso ficar on-line, bem como por quanto tempo posso permanecer on-line.
  • Nunca fornecer informações pessoais, como meu endereço residencial, número de telefone, endereço ou telefone de trabalho dos meus pais, números de cartão de crédito ou nome e localização da minha escola, sem a permissão dos meus pais.
  • Sempre informar imediatamente aos meus pais se eu vir ou receber qualquer coisa da internet que me incomode ou ameace, incluindo mensagens de e-mail e sites da web, ou até mesmo qualquer coisa no correio normal vinda de amigos da internet.
  • Nunca concordar em encontrar pessoalmente qualquer pessoa que eu tenha conhecido on-line sem a permissão dos meus pais.
  • Nunca enviar fotos de mim mesmo ou de membros da minha família através da internet ou de correspondência regular sem a permissão dos meus pais.
  • Nunca conceder minhas senhas da internet a ninguém (nem mesmo aos meus melhores amigos), exceto aos meus pais.
  • Comportar-me bem on-line e não fazer nada que possa magoar ou irritar outras pessoas ou que seja contra a lei.
  • Nunca baixar, instalar ou copiar qualquer coisa de discos ou da internet sem a devida permissão.
  • Nunca fazer nada na internet que custe dinheiro sem a permissão de meus pais.
  • Permitir que meus pais conheçam meus dados de logon e nomes de bate-papo, relacionados abaixo:


Nome (filho/filha) _______________________ Data ____________


Pai, mãe ou responsável_______________________ Data ____________

Fonte: http://www.microsoft.com/brasil/