Veja algumas dicas para proteger a sua identidade contra roubo e para que sua interação nas redes sociais fique mais segura:
Dica 1: Cuidado com o excesso de informações pessoais. Cinco coisas que você nunca deve compartilhar: data de nascimento, endereço residencial, número de telefone (telefone comercial pode ser uma exceção) cidade e estado onde nasceu.
Dica 2: Personalize as opções de privacidade em cada site. Nas seções sobre privacidade, descubra as opções para limitar quem pode ver diversos aspectos de suas informações pessoais, as opções padrão geralmente não são as mais seguras.
Dica 3: Limite detalhes do seu histórico de trabalho no LinkedIn e outros sites do gênero. Ladrões de identidade podem utilizar essas informações para, por exemplo, preencher um pedido de empréstimo, adivinhar uma pergunta de segurança de senha ou tentar invadir a rede corporativa.
Dica 4: Não confie, verifique. Antes de fornecer informações ou clicar em links, você precisa confirmar se uma página que supostamente é de um amigo ou de uma empresa, pertence de fato a quem diz.
Dica 5: Se descobrir que alguém está clonando você em uma rede social, entre em contato com o administrador do site imediatamente, os sites mais respeitáveis removem o conteúdo clonado.
Dica 6: Evite compartilhar detalhes pessoais acidentalmente, os recursos do tipo "o que você está fazendo agora?" facilitam o vazamento de dados que você não forneceria normalmente e outras pessoas podem utilizá-las com propósitos nefastos.
Dica 7: Pesquise a si mesmo. É uma boa ideia pesquisar seu nome periodicamente e checar seu perfil do modo que outras pessoas o veem nas redes sociais. Depois retifique adequadamente seu perfil, suas configurações e seus hábitos.
Dica 8: Não viole as políticas de social networking da sua empresa. Para evitar incidentes de vazamento de dados (perda de informações corporativas, confidenciais ou de clientes), declarações públicas impróprias sobre ou para a empresa, utilização de recursos corporativos para fins pessoais e assédio ou comportamento inadequado por parte de um funcionário, verifique a política de uso aceitável da sua empresa.
Dica 9: Saiba como os sites podem usar sua informação: suas informações são partilhadas com outras empresas e parceiros? Quais informações do seu perfil ou do conteúdo da sua página podem ser utilizadas pelo site? Veja a política de privacidade do site, revele apenas detalhes apropriados sobre si mesmo e ative cada configuração de privacidade que você puder controlar.
Dica 10: Esqueça o concurso de popularidade, a menos, é claro, que trabalhe em algum tipo de mídia. Se você classifica como amigos somente os indivíduos que realmente se tornam seus amigos, então suas informações pessoais correm menos risco de uso inadequado.
Dica 11: Crie uma rede social menor, com frequência, comunidades formadas por conta própria se desenvolvem melhor em torno de assuntos muito específicos, não se perdendo nos sites maiores.
Dica 12: Configure uma conta OpenID, o padrão de código aberto propõe a criação de uma identidade centralizada para cada usuário da Internet, que pode ser usada para acessar vários serviços e aplicativos on-line, de modo que a autenticação de sites seja feita através da leitura de um identificador de banco de dados com todas as informações relevantes, em vez do processo padrão de inserção de login e senha. Diversos sites aceitam e fornecem OpenID’s.
Nenhum comentário:
Postar um comentário