quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Golpe em Honduras: o que pode acontecer com quem brinca de democracia

Em um post anterior eu falei que um 3º mandato para o Lula seria um golpe contra a democracia. Quando eu disse isso, eu estava pensando apenas na perpetuação de um presidente no poder usando a máquina estatal que ele tem a disposição (exatamente o que faz Hugo Chavez na Venezuela).

Porém, em Honduras as minhas palavras aconteceram de forma literal. O presidente em exercício que tentava articular a sua reeleição, mesmo com a oposição do legislativo e do judiciário, foi deposto por um golpe de estado.

Eu não defendo golpes de estado sob nenhuma justificativa, mas, o que aconteceu em Honduras serve de alerta para toda a América Latina. Vejam o que pode acontecer quando um presidente resolve "brincar de democracia".

Nenhum comentário:

Postar um comentário