terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Bastidores do call center: Proteja-se

Em dois posts anteriores, eu falei sobre os reais objetivos de um call
center e dei um exemplo prático das estratégias usadas pelos call
centers para cumprir suas metas.

Neste post, eu vou dar algumas recomendações de como se proteger ao
máximo sempre que entrar em contato com um call center, seja por
iniciativa sua ou por iniciativa deles.

Para começar, mantenha sempre caneta e papel próximo ao telefone para
não ser pego desprevenido ao receber a ligação de um call center.

Sempre que algum call center te ligar tome estes cuidados:

Pergunte nome, sobrenome e matrícula de quem está ao telefone;
Pergunte qual empresa ele está representando;
Peça que ele informe como obteve os seus dados pessoais;
Anote tudo com o dia e o horário da ligação.

Além disso, não diga o seu nome e nem dê nenhuma informação a seu
respeito, a menos que esteja certo que quer adquirir o produto ou
serviço oferecido e que quem está oferecendo é confiável. Eles sempre
usam a tática de confirmar seus dados antes de qualquer coisa.
Normalmente, isso serve para atualizar cadastro e forçar você a
comprar. Mas, se o atendente for mal-intencionado, pode servir para
dizer que você comprou algo que não comprou, pois, ele já terá os seus
dados em mãos para confirmar a operação.

Não tenha pressa em aceitar a oferta, fazer o cliente comprar por
impulso é uma das principais táticas utilizadas. Por isso, sempre eles
dizem que a promoção é por tempo limitado, se você não fechar na hora
perde o desconto, etc. De preferência, peça para eles enviarem a
oferta por escrito, para que você possa tomar uma decisão mais
embasada.

Outra tática que eles usam, é nunca perguntar se você quer um produto,
eles sempre iniciam a ligação afirmando que já estão te mandando o
produto. Não caia nessa, interrompa o atendente e peça mais detalhes.

Caso não aceite o produto ou serviço oferecido, deixe isso bem claro e
diga que está com todos os dados da ligação anotados.

As pessoas, em geral, têm dificuldade de dizer "não" de maneira
direta. Os call centers sabem muito bem disso e usam essa dificuldade
ao máximo. É por isso que eles insistem tanto, ou tentam contornar os
seus argumentos de recusa e sempre tentam agendar outro horário. Se
você não quer o produto, você não é obrigado a explicar porque não
quer, não tenha vergonha, simplesmente diga NÃO claramente. Você vai
até se sentir mais leve depois.

Quando você ligar para um call center, os cuidados são semelhantes,
mas, existem algumas particularidades, pois, a iniciativa do contato
foi sua:

Pergunte nome, sobrenome e matrícula de quem te atendeu;
Anote tudo com o dia e o horário da ligação.

Se você adquiriu algum produto ou serviço: peça todas as
características, prazos e valores associados ao mesmo e anote.

Se você cancelou: pergunte o prazo para efetivar o cancelamento, peça
todos os detalhes possíveis e anote.

Um detalhe importantíssimo: SEMPRE, mas SEMPRE MESMO, em qualquer
situação, peça o número de protocolo da chamada. Ele é a chave que
comprova qualquer operação realizada em um call center. Ele serve para
reclamações posteriores nos órgãos de defesa do consumidor ou dentro
da própria empresa.

Tanto nas ligações recebidas quanto nas feitas, se for possível gravar
a ligação, melhor ainda. Deixe claro para o atendente que está fazendo
isto.

Não sinta vergonha e nem fique constrangido de tomar estas precauções.
Se eles sempre lhe perguntam todas as informações que necessitam, por
que você não pode perguntar a eles tudo que lhe interessa? Lembre-se,
você é o cliente. Eles precisam de você, você não precisa deles.
Coloque-os em seus devidos lugares e boa sorte.

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