quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Call center: Reportagem com técnicas para enganar os clientes

Eu já escrevi alguns posts sobre o que acontece nos bastidores de um call center e as técnicas que eles utilizam para atingir suas metas:
  1. Bastidores do call center
  2. Bastidores do call center: caso real
  3. Bastidores do call center: proteja-se
 Agora, na Rede Globo, passou uma reportagem que ilustra muito bem o que eu havia escrito e mostra algumas técnicas que os call centers utilizam para enganar os clientes. Veja o vídeo no link abaixo:

Telemarketing usa técnicas para enganar os clientes

Esta reportagem, na verdade, é apenas a ponta do iceberg. Se for feita uma investigação mais profunda sobre as técnicas usadas pelos call centers, vão aparecer muitas outras picaretagens.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Certificações em gerenciamento de projetos

O profissional que trabalha com gerenciamento de projetos tem inúmeras alternativas de certificar os seus conhecimentos e ser reconhecido no mercado como uma pessoa que domina o assunto.

Diversos institutos internacionais oferecem uma grade de certificados que se adaptam a profissionais em diferentes estágios de desenvolvimento da carreira.

A seguir, eu listarei os principais institutos e os certificados que eles oferecem:

PMI - Project Management Institute

É o instituto que trata a gerência de projetos mais conhecido internacionalmente e é responsável pela publicação do badalado guia de práticas PMBOK.

O profissional tem as seguintes opções de se certificar junto ao PMI:

CAPM - Certified Associate in Project Management

Para profissionais iniciantes na gerência de projetos.

PMP - Project Management Professional

A certificação mais completa do PMI, voltada para profissionais experientes.

PgMP - Program Management Professional

Voltada para profissionais que gerenciam programas.

PMI-ACP - PMI Agile Certified Practitioner

Certificação para gerenciamento de projetos utilizando um método ágil.

PMI-RMP - PMI Risk Management Professional

Específica para o gerenciamento de riscos.

PMI-SP - PMI Scheduling Professional

Específica para o gerenciamento de tempo.

IPMA – International Project Management Association

Apesar de mais conhecido, o PMI não é o único instituto internacional de gerência de projetos. O IPMA é outro instituto que tem reconhecimento internacional e muitas empresas adotam as suas práticas de gerenciamento de projetos.

O IPMA foi fundado em 1965, tem sede na Suíça, segue uma linha similar ao PMI, porém, com enfoque voltado a atividades e não disciplinas. O seu framework é mais utilizado na Europa, enquanto o PMI é mais forte nas Américas. Ele é representado no Brasil pela ABGP (Associação Brasileira de Gerenciamento de Projetos).

Diferentemente do PMI, a certificação do IPMA é divididas em níveis, de forma que o profissional pode ir escalando o seu reconhecimento no mercado gradativamente. Os níveis de certificação são:

Level D - Certified Project Management Associate

Deve ter conhecimentos de Gerenciamento de projetos, os quais poderão ser aplicados em alguns campos da sua especialidade. Não é exigida experiência profissional.

Level C - Certified Project Manager

É capaz de gerenciar, com razoável independência, projetos não complexos, coordenar as tarefas técnicas de equipes de projeto e apoiar o gerente de um projeto complexo em todas as áreas de aplicação do gerenciamento de projetos.

Level B - Certified Senior Project Manager

Deve ter a capacidade de gerenciar projetos complexos com total independência.

Level A - Certified Projects Director

Deve ter a capacidade de dirigir todos os projetos constituintes de um programa ou todos os projetos de uma empresa ou linha de negócio ou ainda um projeto complexo com participantes de diferentes culturas e geografias.

Para os níveis mais altos de certificação, o IPMA usa, além de provas de conhecimento, outros critérios de avaliação, como entrevista e comprovação de experiência.

PRINCE2 - PRojects IN Controlled Environments

Mais conhecida na Europa, especialmente no Reino Unido, a PRINCE2 ainda está dando os primeiros passos na América do Sul. Com proposta totalmente diferente das certificações do PMI, a PRINCE2 é uma metodologia e tem como objetivo estabelecer um passo a passo para gerenciar projetos.

Quem mantém a metodologia é o OGC (The Office of Government and Commerce) do Reino Unido. As certificações são gerenciadas pelo APM Group e a documentação é suportada pelo TSO (The Stationery Office), todos ligados ao governo britânico.

Ela tem três níveis de certificação:

Foundation

É a certificação para profissionais iniciantes no PRINCE2.

Practicioner

É o nível mais alto de certificação para profissionais que utilizam o PRINCE2.

Instrutor Certificado

É a certificação para quem quer ser instrutor de PRINCE2. Para passar por este nível, o profissional deve comprovar horas de experiência e ser auditado pelo OGC (Office of Government Commerce). O exame, neste caso, só pode ser aplicado por um instrutor PRINCE2 – há apenas dois no Brasil, segundo a Elumini, consultoria oficial dessa metodologia por aqui, que está estruturando um treinamento no país.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Palestra de Steve Jobs em Stanford

Este vídeo mostra uma palestra de Steve Jobs, fundador e até recentemente CEO da Apple, para os formandos da universidade de Stanford.

A sua palestra é uma preciosidade. Seja para quem é ligado em tecnologia e quer conhecer melhor um ícone da área, ou para quem simplesmente quer ouvir uma lição de vida. É um pouco longo, mas vale à pena.

Apenas para situar, essa palestra foi proferida em 2005, pois, recentemente o câncer que ele disse ter sido curado, aparentemente voltou e Steve se afastou da presidência da Apple.

Quem quiser o texto por escrito, ele está no site da Stanford University.


terça-feira, 16 de agosto de 2011

Antes era mais fácil desenvolver aplicativos stand alone


Antigamente (mas nem tanto assim, há uns 15 anos) era muito mais fácil construir um aplicativo para rodar sozinho em um desktop ou, no máximo, numa rede de três ou quatro micros. Bastava desenvolver uma aplicação usando Clipper, Dbase ou Fox, com arquivos DBF. Haviam outras opções de mais baixo nível como C ou Pascal com bibliotecas para acesso a dados.

Bastava fazer os programas e colocar para rodar. Não precisava instalar nada, nem configurar, nem se preocupar com serviços, servidores, middleware, conexões, etc.

Recentemente, eu precisei fazer um aplicativo com essas características para uso interno no meu setor e deu um trabalhão.

Não existe um pacote decente disponível que permite fazer um aplicativo rápido.

Se for usar MS-Access, precisa ter uma licença instalada em cada máquina, além das complicações para acesso aos dados.

Em PHP é preciso configurar um servidor de aplicação, um banco de dados e a conexão entre eles.

Será que ninguém pensou em criar um pacotinho simples para se criar aplicativos stand alone sem maiores frescuras?

terça-feira, 28 de junho de 2011

Recibo para pagamento de empregado

Estou disponibilizando uma planilha Excel com um modelo muito prático de recibo para pagamento de empregados.

A planilha preenche o recibo automaticamente em duas vias e é impressa em apenas uma página formato A4. Além disso, os cálculos de descontos são facilitados por algumas fórmulas.

O modelo pode ser baixado em:

http://guiarapido.tripod.com/arq.html

sexta-feira, 27 de maio de 2011

O analista de sistemas e o gerente

Para descontrair, uma piada que circula pela internet, mas que tem lá seu fundo de verdade:

Um homem anda por uma estrada próxima a uma cidade, quando percebe, a pouca distância, um balão voando baixo. O balonista lhe acena desesperadamente, consegue fazer o balão baixar o máximo possível e lhe grita:
- Ei você, poderia ajudar-me? Prometi a um amigo que me encontraria com ele às duas da tarde, porém já são duas e meia e nem sei onde estou. Poderia me dizer onde me encontro?
O outro homem, com muita cortesia, respondeu:
- Mas claro que posso ajudá-lo! Você se encontra em um balão de ar quente, flutuando a uns vinte metros acima da estrada. Está a quarenta graus de latitude norte e a cinquenta e oito graus de longitude oeste.
O balonista escuta com atenção e depois lhe pergunta com um sorriso:
- Amigo, você trabalha como analista de sistemas?
- Sim, senhor, ao seu dispor! Como conseguiu adivinhar?
- Porque tudo o que você me disse está perfeito e tecnicamente correto, porém esta informação me é totalmente inútil, pois continuo perdido. Será que você não tem uma resposta mais satisfatória?
O analista fica calado por alguns segundos e finalmente pergunta ao balonista:
- E você, não seria por acaso um Gerente?
- Sim, por um acaso sou um gerente. Por quê?
- Ah, foi muito fácil! Veja só: Você não sabe onde está e nem para onde vai. Fez uma promessa da qual não tem a mínima ideia de como irá cumprir e ainda por cima espera que outra pessoa resolva o seu problema. Continua exatamente tão perdido quanto antes de me perguntar. Porém, agora, por um estranho motivo, a culpa passou a ser minha...

sábado, 7 de maio de 2011

Curso gratuito de SCRUM

Quem quiser conhecer o SCRUM, framework para gerenciamento ágil de projetos, pode fazer o mini-curso gratuito oferecido pela Qualifico. A duração é de 3 horas, aproximadamente.

http://www.qualifico.com.br/curso.asp?curso=SCM

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Concurso para analista na Prodemge

Foi publicado edital para concurso público da Prodemge - Companhia de Tecnologia da Informação de MG.

Ele está disponível nos sites da Prodemge e da Fumarc, organizadora do concurso.

São 330 vagas para analistas, sendo 310 para a área de TIC e 20 para a área de gestão administrativa. Poderão se candidatar pessoas com qualquer curso de nível superior reconhecido pelo MEC (tecnólogo e graduação).

O período de inscrição será de 27 de junho a 26 de julho. As provas estão marcadas para o dia 14 de agosto e o resultado final está previsto para ser divulgado no início de setembro. O concurso tem validade de dois anos.

O salário inicial é R$ 2.724,28.

Mais informações:

domingo, 6 de março de 2011

Pós-venda de marca de computadores não funciona

Eu assisti o vídeo que está no link abaixo, sobre os problemas no pós-venda de uma marca de computadores e achei incrível, porque aconteceu exatamente o mesmo comigo:


Eu comprei um micro de uma marca famosa com duas letras (primeiro vem um H e depois vem um P), assim como a do vídeo e pouco tempo depois ele começou a mostrar uma tela azul do nada.

Enviei o equipamento para a assistência técnica diversas vezes, entrei em contato por telefone insistentemente e nada. Até hoje eu tenho este micro e ele continua mostrando a tela azul com certa frequência.

Já tentei de tudo, desde alterações no hardware até no software.

A verdade é que as empresas se preocupam muito em vender, mas, depois, o cliente é que se vire se o produto apresentar algum problema.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Ferramentas gratuitas para modelagem de sistemas

Para quem trabalha com desenvolvimento de sistemas, eu listei abaixo algumas ferramentas gratuitas para modelagem, que às vezes ajudam um bocado por um preço bem camarada:
Esta é uma ferramenta escrita em Java, só faz diagramas UML e não faz modelagem de dados.

Esta também só trabalha com UML, mas, eu não tenho maiores informações.

Esta é feita para trabalhar junto com o Eclipse. Também só desenha UML.

Esta é a única que eu já vi que trabalha com análise essencial (eu acho que também faz modelagem de dados). O problema é que ela só roda debaixo de Linux. Para executá-la no Windows é preciso instalar um emulador Linux (tipo CYGWIN).

Este é um programa que apenas desenha os diagramas (tipo o Visio da Microsoft).

Esta ferramenta faz apenas a modelagem de dados e trabalha integrada com o MySQL.