A desocupação da área conhecida como Pinheirinho em São José dos Campos é um retrato bastante preciso de como é estruturada a sociedade e consequentemente a justiça brasileira: para quem tem dinheiro valem as brechas da lei, para quem não tem vale o rigor da lei.
Existe uma lista imensa de mensaleiros, banqueiros, empresários, contraventores e mesmo invasores, atolados até o pescoço na justiça, mas como têm dinheiro e influência, ficam anos a fio protelando os seus processos até os crimes prescreverem. Em muitos casos eles conseguem até transformar os investigadores em réus, vide o caso da operação Satiagraha.
Porém, quando o grupo envolvido não tem status social e econômico elevado, o problema é resolvido no “estrito cumprimento da lei” e debaixo de cassetete.
Neste sentido, o Jornalista (com “J” maiúsculo mesmo) Ricardo Boechat fez um excelente comentário na Band News FM. Ouçam:
http://bandnewsfm.band.com.br/Noticia.aspx?COD=567712&Tipo=225
Parabéns pelo texto. Aproveito a oportunidade para convida-lo para participar dos movimentos anti-corrupção que estão ocorrendo em várias cidades. Dia 21 de abril será a próxima passeata. Vamos mudar este cenário ? Vamos fazer com que a lei passe a valer para todos ?
ResponderExcluirUm grande abraço.
Valeu Rafael. Realmente o cenário só irá mudar se houver uma mobilização em peso de todos. Só conseguiremos impor alguma coisa com uma forte pressão de "baixo para cima".
Excluir