segunda-feira, 18 de maio de 2009

Processos X Projetos

Não é raro que as pessoas confundam essas duas palavras e seus significados: processos e projetos. Mas a distinção dos dois termos é fundamental para quem está inserido numa organização.

Um processo pode ser definido como uma sequência de atividades dinâmicas e contínuas, logicamente relacionadas, executadas para obter um resultado bem definido. Outra definição descreve o processo como uma sequência de passos, tarefas e atividades que convertem entradas em uma saída. Um processo é contínuo e repetitivo.

Já um projeto é um empreendimento temporário com o objetivo de criar um produto ou serviço único. Tem início, meio e fim. O projeto é normalmente autorizado como resultado de uma ou mais considerações estratégicas: pode ser uma demanda de mercado, necessidade organizacional, solicitação de um cliente, avanço tecnológico ou requisito legal. Veja as principais características dos projetos: (1) são temporários, possuem um início e um fim definidos; (2) são planejados, executados e controlados; (3) entregam produtos, serviços ou resultados exclusivos; (4) são realizados por pessoas; e (5) são realizados com recursos limitados.

Ou seja, em geral, os processos estão relacionados ao dia-a-dia das empresas, enquanto os projetos estão mais relacionados à inovação ou novos produtos e serviços.

2 comentários: