domingo, 28 de junho de 2009

O primeiro webmail brasileiro

Quando a internet começou a se popularizar no Brasil, ela era basicamente uma ferramenta para obtenção de informações, ou seja, você entrava nas páginas e lia o que estava escrito de forma passiva. O conceito de usar a internet como uma plataforma de obtenção e prestação de serviços, além de relacionamento social, surgiu posteriormente.

Por volta de 1998, eu tomei contato com um serviço de webmail grátis e em português. É isso mesmo: de graça.

Aquilo era uma coisa sensacional, bastava você se cadastrar no site e passava a ter um endereço de email que podia ser acessado de qualquer lugar do mundo via web e sem a necessidade de instalar nenhum programa no computador.

Era o Basemail. Foi um webmail de interface simples e que eu usei durante bastante tempo. Para se ter uma idéia de como a quantidade de usuários era pequena naquela época, o meu username tinha apenas 3 letras. Depois, com a concorrência dos grandes portais, o Basemail foi perdendo importância até que encerrou os seus serviços em 2001.

De qualquer forma, gostaria de registrar os meus agradecimentos aos criadores do Basemail pelos serviços prestados de forma pioneira no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário