segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Até onde vai a Igreja Universal?

Antes de começar este post, eu gostaria de deixar bem claro que eu não tenho nada contra nenhum tipo de religião, especialmente as evangélicas. Eu sei que este meu aviso inicial não vai adiantar nada, mas, tudo bem, vamos em frente.

Eu fui criado dentro da cultura católica e cheguei a ser um católico praticante por algum tempo, porém, hoje eu considero que não sou religioso e acredito que a imagem que as religiões fazem de Deus e dos mistérios da vida, são muito mais coisas que as pessoas desejam que fosse verdade, do que realmente representam alguma coisa baseada em fundamentos concretos. Ou seja, para mim os homens criaram Deus a sua imagem e semelhança, muito mais do que Deus, se porventura realmente existir, tenha criado os homens a imagem e semelhança Dele.

Apesar disso, eu respeito muito todas as religiões, sejam de que origem for. Eu acho que elas têm um papel muito importante na vida de certas pessoas, principalmente no sentido de dar consolo, organização e razão à existência. Se as pessoas se sentem felizes acreditando e seguindo os mandamentos da sua religião, quem sou eu para dizer que elas estão erradas. Que sigam em frente e tenham sucesso, afinal de contas, o que realmente importa no final das contas é passar por essa vida de uma forma feliz.

Agora, se tem uma coisa que eu não suporto, são pilantras. Sejam esses pilantras brancos ou negros, brasileiros ou europeus, políticos ou trabalhadores, homens ou mulheres, ricos ou pobres, agnósticos ou religiosos.

Existem pilantras em todos os seguimentos da sociedade, inclusive, dentro das religiões (de várias religiões, a católica incluída). E estes pilantras que se inserem nas organizações religiosas, são da pior espécie possível, pois, eles se aproveitam das carências e fragilidades das pessoas e do respeito que eles impõem, para tirar proveito dos seus seguidores.

Dentro do conjunto de religiões evangélicas, existem diversas que são muito sérias e que estão realmente focadas no aspecto espiritual da sua atividade. Contudo, para mim fica bem claro que existem algumas religiões, cujo principal objetivo é extrair algum tipo de contribuição financeira dos seus fieis e o exemplo mais retumbante deste tipo de atitude é a Igreja Universal.

É impressionante a capacidade dessa organização de convencer as pessoas a dar dinheiro a eles. E as pessoas dão muito dinheiro, às vezes mais do que podem e de bom grado. Elas acreditam que isso realmente vai as favorecer junto a Deus, como se Deus precisasse de dinheiro para alguma coisa.

O mais impressionante, é que quanto mais denúncias são feitas sobre os métodos pouco ortodoxos utilizados pela organização para arrecadar contribuições ou sobre a utilização do dinheiro para proveito dos próprios pastores, mais forte eles ficam.

Mostram o "bispo" dando dicas de como arrancar dinheiro dos fiéis, a organização cresce.

Mostram o outro "bispo" apertando os peitinhos dos colegas num corredor de hotel, numa farra meio adolescente, a organização cresce.

Mostram aviões de dinheiro para cima e para baixo, a organização cresce.

Mostram o cara chutando uma santa só para fazer bonitinho para os seus fiéis, a organização cresce.

Mostram a igreja convencendo os seus fiéis a entrarem simultaneamente na justiça contra um jornal no país inteiro, a organização cresce.

Mostram a igreja como uma organização empresarial nos mais diversos seguimentos e a organização continua crescendo.

E esse crescimento todo para que?

Apenas para lucrar como grupo empresarial e dar um alto padrão de vida aos seus líderes, negligenciando completamente a função espiritual da igreja.

Vejam o caso da Rede Record, ela é uma televisão essencialmente comercial, mantida com recursos da igreja e o seu principal objetivo é desbancar a Rede Globo da liderança. E para isso, vale tudo: vale mostrar baixaria, mulher pelada, violência, etc. Só não vale mostrar assuntos ligados a religião católica.

Que sentido faz uma organização religiosa ter uma rede de televisão que propaga tais valores? Para mim só faz sentido se o objetivo for puramente financeiro.

E apesar disso tudo estar claro e explícito para todo mundo, a organização continua crescendo continuamente.

Eu realmente não consigo entender. Onde isso vai parar? Quando é que as pessoas vão se dar conta que estão sendo usurpadas? Que nível de poder esse pessoal vai conseguir atingir? Hoje eles já interferem na vida política do país elegendo deputados, senadores, etc. O próximo passo será eleger um presidente da república?

Se nós não acordarmos e passar a lutar contra isso, em pouco tempo nós passaremos a ser a “República Teocrática Universal Dinheirista do Reino de Deus do Brasil”.

3 comentários:

  1. o que acontece é que todos conseguem falar mal dessa instituiçao, mas ninguem consegue fazer o trabalho que ela faz, e sabe porque ela cresce? porque as pessoas que esta la dentro dela e que contribuem para ela crescer, chegaram lá derrotadas e hoje estao numa vida abençoada que nunca imaginaram ter.Será que quem fala mal contra a igreja tem uma vida de qualidade? Ah meu caro, vai lá visite, e inves de apresentar fatos que a midia mostra, apresente fatos que voce ve de verdade!

    ResponderExcluir
  2. Alguns comentários para o anônimo:
    1) Muitas instituições fazem trabalho tão bom ou melhor que a Universal, sem necessariamente extorquir os seus membros;
    2) Eu realmente concordo que os fiéis da igreja se sentem bem ao frequentá-la, caso contrário não estariam lá. O problema, é que os mandatários da igreja se aproveitam disso para faturar mais e mais. Ou seja, nada contra os fiéis e sim contra os que os exploram.
    3) Acredite ou não, muitas pessoas vivem muito bem e com muita qualidade sem nunca ter passado perto da Universal ou de outras instituições semelhantes.
    4) Os fatos apresentados pela imprensa são exatamente isso: fatos. E contra fatos não há argumentos.

    ResponderExcluir
  3. Vc acha que estes capangas do edir estão en tres canais, a madrugada inteira a troco de de que? querem dizimo....Pior que fui uma vitima desta corja: para ter fé dar dinheiro, casamento abençoado? dinheiro...vida profissional? mais dinheiro.....se não foi atendido ainda? persevera....como? mais dinheiro....tudo é sacrificio....e sacrificio ´´e dar ate sua calcinha na igreja....Cheuei a conclusão que esta igreja não quer seu dinheiro....ela quer tudo que vc tem

    ResponderExcluir