terça-feira, 5 de julho de 2016

O que é COCOMO II

COCOMO (COnstructive COst MOdel) é um modelo de estimativa paramétrico que envolve o uso de equações matemáticas para fazer estimativas de esforço, prazo e tamanho da equipe em projetos de software. Suas equações são baseadas em pesquisa e dados históricos e utilizam como entrada a quantidade de linhas de código (ou pontos de função) e a avaliação de outros aspectos relevantes para a estimativa chamados de cost drivers.

A fórmula básica usada pelo modelo é: PMnominal = A x (tamanho)B

Onde PM é o esforço (Person-Month) do projeto, sendo o tamanho chamado de Fator de Custo Primário (expresso em unidades de milhares de linhas de código-KSLOC). Este número pode ser derivado de várias formas, inclusive pela quantidade de pontos de função não ajustados do projeto. A variável A é determinada por uma constante e por características (chamadas fatores multiplicadores) que são avaliadas pelo modelo. A pesquisa que embasa o modelo verificou que a relação entre a variação do tamanho e o esforço é não-linear. Por isto há a também variável B na fórmula que afeta o esforço de forma exponencial. Esta variável é composta por uma outra constante e por características (chamadas fatores de escala) que são também avaliadas pelo modelo. Para que o COCOMOII seja efetivo é necessária a definição das constantes apropriadas para o contexto onde ele será usado, este processo é chamado de calibração e é feito através da análise de dados históricos de projetos realizados pela organização.

Algumas características interessantes do COCOMO II:

  • Modelo aberto, isto permite que o estimador possa entender o porque da estimativa fornecida pelo modelo. E também por ser um modelo aberto, há diversos softwares disponíveis no mercado (vários gratuitos) que o implementam.
  • Modelo bem formal, define explicitamente quais as atividades e papéis incluídos nos produtos da estimativa assim como todas as premissas consideradas em sua definição.
  • Os fatores multiplicadores e de escala podem ser utilizados também como uma lista de verificação para outros métodos de estimativa, ajudando a melhorar as estimativas destes outros métodos. É muito comum uma estimativa falhar por esquecimento do estimador de algum fator crítico para a produtividade do projeto.
  • Os fatores do modelo podem ser usados para a definição de categorias de produtividade e critérios para enquadramento de projetos nessas categorias.
  • É aplicável tanto a projetos com ciclo de vida em cascata ou iterativo incremental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário