terça-feira, 30 de janeiro de 2001

Guias Rápidos de Informática

Os objetivos dos Guias Rápidos são disponibilizar guias de referência para ferramentas de informática usadas em larga escala e documentos técnicos úteis para profissionais da área de tecnologia da informação.

O público alvo dos guias, são pessoas que já conhecem bem as ferramentas e querem apenas consultar rapidamente os comandos mais importantes. Já os documentos, são para quem pretende ir mais a fundo em um determinado assunto.

Sempre procuraremos acrescentar novos guias e documentos de interesse geral para a comunidade de informática. De imediato, estamos disponibilizando os seguintes itens:

Comandos para pesquisas no Google

Aqui estão os comandos que permitem realizar pesquisas elaboradas no Google, possibilitando explorar todo o potencial dessa ferramenta de busca. Para quem está procurando um guia completo sobre o Google, tanto para usuários iniciantes quanto para usuários avançados, eu recomendo o Google Guide (em inglês).

Operadores do Gmail para pesquisar emails

Para encontrar com mais facilidade os emails armazenados no Gmail, ele disponibiliza diversos operadores especiais que permitem refinar a busca. Aqui estão listados e descritos todos esses operadores.

Comandos do editor VI do Linux / Unix

O VI é um editor de texto fundamental para quem utiliza Linux ou Unix. Apesar de ser extremamente poderoso, a sua utilização não é nada intuitiva. Neste guia estão listados e descritos os comandos disponíveis no VI, permitindo a exploração de todo o seu potencial.

Tabela de conversão ASCII - EBCDIC

Tabela de comparação entre caracteres padrão ASCII e EBCDIC. Muito útil para quem trabalha simultaneamente com mainframe IBM e outras plataformas.

A parte estendida da tabela ASCII (a partir do caracter 128) pode variar em função do conjunto de caracteres utilizados. Aqui nós estamos exibindo o padrão ISO 8859-1 ou Latim I, que é orientado para os idiomas de origem latina.

Tabela de caracteres especiais HTML

Tabela que apresenta os caracteres especiais que podem ser usados na elaboração de páginas HTML, com a sua codificação em decimal, hexadecimal e o nome da entidade.

Tabela de cores HTML

Tabela que lista os nomes e códigos das principais cores para uso em HTML ou Java.

Repositório de arquivos

Neste espaço estão disponíveis arquivos técnicos selecionados, de interesse para profissionais de tecnologia da informação, tais como: artigos, apostilas, tutoriais, manuais, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário