sábado, 4 de outubro de 2008

Bem Vindos

Trabalhar com Tecnologia da Informação (a famosa TI) é uma das atividades mais estimulantes, complexas e estressantes do mercado de trabalho.

O profissional de TI veio mudando de perfil nos últimos anos. Saiu daquele profissional hermético que ficava fechado em uma sala e ninguém entendia muito bem o que ele fazia (e o profissional achava isso o máximo), para um profissional que tem de ser dinâmico, com perfil de liderança, conhecer o negócio do cliente, estar atualizado com as últimas tecnologias, conhecer e aplicar as melhores metodologias.

O nível de estresse, insegurança e ansiedade do profissional de TI aumentou na mesma proporção

Aliado a isso, a dinâmica do mercado de trabalho foi ficando cada vez mais rápida. Acabaram aqueles empregos com altos salários onde a pessoa ficava até aposentar e surgiram as terceirizações, contratações como pessoa jurídica (PJ), CLT flex (que em bom português, quer dizer que o profissional recebe parte do salário com carteira assinada e parte "por fora"), contratações por projeto com prazo definido, etc.

As jornadas de trabalho ficam cada vez maiores. Além das horas que o profissional passa na empresa, que muitas vezes chegam facilmente a 10 ou 12 horas por dia, a tecnologia de notebooks e smartphones permitem que a pessoa fique "plugada" ao trabalho 24 horas por dia.

O pior de tudo, é que nós, que somos as vítimas de tudo isso, ainda gostamos deste trabalho.

Eu, por exemplo, que sou também uma vítima desse sistema ainda me disponho a despender parte do meu tempo para discutir neste blog exatamente o assunto que já nos toma boa parte do dia. Realmente, é preciso muita paixão!

Então é isso, o objetivo deste blog é discutir o dia a dia dos profissionais que trabalham em TI, dar dicas interessantes, trocar experiências e também nos divertir um pouco, afinal, ninguém é de ferro. Ou seja, é um espaço para quem está "Vivenciando TI" ou vivendo de TI ou ainda vivendo em TI, talvez vivendo com TI, mas, principalmente vivendo...

Sejam bem vindos e toda contribuição será muito bem recebida.

Abraços,

Marc Fast Jobs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário