quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Certificação em Gerência de Projetos do IPMA

O instituto que trata a gerência de projetos mais conhecido internacionalmente é o PMI (Project Management Institute), que publica o conhecido guia de práticas PMBOK.

Um profissional, para ser reconhecido no mercado como uma pessoa que domina a gerência de projetos, tem a opção de se certificar junto ao PMI, candidatando-se à certificação PMP (Project Management Professional). Quem obtém tal certificação, demonstra que conhece a fundo as práticas descritas no PMBOK.

Contudo, o PMI não é o único instituto internacional de gerência de projetos e nem a PMP é a única certificação disponível. Outro instituto que tem um reconhecimento internacional e muitas empresas adotam as suas práticas de gerenciamento de projetos é o:

IPMA – International Project Management Association

O IPMA foi fundado em 1965, com sede na Suíça, segue uma linha similar ao PMI, porém, com enfoque voltado a atividades e não disciplinas. Ele provém uma linha de base padronizada com foco em conhecimento, experiência e atitudes pessoais. O seu framework é mais utilizado na Europa, enquanto o PMI é mais forte nas américas. Ele é representado no Brasil pela ABGP (Associação Brasileira de Gerenciamento de Projetos).

O IPMA também oferece uma certificação para profissionais de gerenciamento de projetos. Diferentemente do PMI, a certificação do IPMA é divididas em níveis, de forma que o profissional pode ir "escalando" o seu reconhecimento no mercado gradativamente. Os níveis de certificação são:

Nível D: Associado em Gerenciamento de Projetos Certificado (Cerfied Project Management Associate)
Deve ter conhecimentos de Gerenciamento de projetos, os quais poderão ser aplicados em alguns campos da sua especialidade não é exigida experiência profissional.

Nível C: Gerente de Projetos Certificado (Certified Project Manager)
É capaz de gerenciar, com razoável independência, projetos não complexos, coordenar as tarefas técnicas de equipes de projeto e apoiar o gerente de um projeto complexo em todas as áreas de aplicação do gerenciamento de projetos.

Nível B: Gerente de Projetos Sênior Certificado (Certified Senior Project Manager)
Deve ter a capacidade de gerenciar projetos complexos com total independência.

Nível A: Diretor de Projetos Certificado (Certified Projects Director)
Deve ter a capacidade de dirigir todos os projetos constituintes de um programa ou todos os projetos de uma empresa ou linha de negócio ou ainda um projeto complexo com participantes de diferentes culturas e geografias

Para os níveis mais altos de certificação, o IPMA usa, além de provas de conhecimento, outros critérios de avaliação, como entrevista e comprovação de experiência.

A desvantagem mais evidente da certificação IPMA, é que no Brasil ela não é tão reconhecida pelo mercado quanto a do PMI. Mas, pode ser uma alternativa mais barata e gradual de se certificar, ou então, uma opção para completar os conhecimentos em gerência de projetos com outro framework.

Nenhum comentário:

Postar um comentário