quarta-feira, 8 de outubro de 2008

O primeiro micro a gente não esquece: TK90X

Olhando para um passado relativamente recente, nós percebemos como a tecnologia evoluiu rapidamente. Os primeiros computadores pessoais com que eu tive contato, foram o TK82 da Microdigital e outro, o qual não lembro o fabricante, da linha TRS-80. Os dois eu usei no colégio, por volta de 1983. Foi uma verdadeira febre entre os alunos do curso técnico e uma disputa ferrenha para programá-los usando a linguagem BASIC, já que eram apenas dois computadores para a escola inteira.

Mas, o primeiro computador que eu comprei foi um TK90X também da Microdigital, isso já em 1986. Ele era uma versão brasileira da linha Sinclair, com processador Z80. Eu juntei dinheiro por quase um ano, contei com um complemento financeiro do meu pai e adquiri um dos mais modernos computadores pessoais. Infelizmente, com a inflação deste período não dá nem para ter idéia de quanto ele custaria hoje.

Os seus recursos eram muito bons: memória ROM de 16 Kbytes (onde ficavam o sistema operacional e a linguagem de programação BASIC de forma permanente); memória RAM de 16 ou 48 Kbytes (o meu era de 48, ou seja, mais "poderoso"); a saída de vídeo (colorido) era conectada diretamente na antena externa de qualquer aparelho de televisão; para armazenar dados e programas era usado um gravador cassete, onde tudo tinha de ser lido de forma seqüencial a partir de uma fita; as teclas eram de borracha.

Hoje qualquer celular, calculadora ou Palm é muitas vezes mais poderoso que este computador.

Para ver o manual dele acesse aqui.

Se quiser mergulhar nos computadores da Microdigital, existe o Clube do TK90X.

Para ver outras relíquias, visite o Museu da Computação e Informática - MCI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário