segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Virtualização e Computação em nuvem

Na área de TI, de tempos em tempos, alguns termos entram na moda e passam a ser repetidos como um mantra. Atualmente, um dos termos mais citados é a "Computação em nuvem" (*) (ou, em inglês, Cloud computing) que é um conceito que deriva do conceito de "Virtualização", que é outro hit do momento.

Assim sendo, aproveitando a oportunidade, vamos ver do que se tratam estes dois termos e tentar esclarecer um pouco dos conceitos por trás dos mesmos.

Primeiro, é preciso tomar certo cuidado, pois, como todo termo que se torna moda, a "Computação em nuvem" já foi adotada pelo marketing e, dessa forma, qualquer produto que quer se mostrar como moderno e antenado é classificado como "Cloud", o que nem sempre é verdade.

Virtualização de servidores

A virtualização de servidores é a tecnologia capaz de simular ambientes totalmente autônomos em uma mesma máquina física. Ou seja, é a possibilidade de criar maior quantidade de servidores lógicos do que se dispõe de servidores físicos.

Essa é uma tecnologia que não é exatamente recente, ela já é usada nos mainframes desde a década de 1960.

A virtualização de servidores proporciona redução nos custos de aquisição dos servidores físicos, facilita a administração, diminui os recursos de infra-estrutura necessários para hospedar os servidores e o consumo de energia

A virtualização pode ser feita com a instalação de uma camada software desenvolvida especificamente para esta finalidade. Os principais fornecedores são: VMware, Citrix e Microsoft.

Uma infra-estrutura virtual consiste nos seguintes componentes:

- O monitor das máquinas virtuais, conhecido como Hypervisor;
- Os serviços de infra-estrutura virtual, como gerenciamento de recursos e backup consolidado, para otimizar os recursos disponíveis entre as máquinas virtuais;
- Soluções de automação que oferecem recursos especiais para otimizar um processo de TI específico, como provisionamento ou recuperação de desastres.

Você pode virtualizar um servidor físico, transformando-o em vários servidores virtuais, como pode virtualizar vários servidores físicos em conjunto transformando-os em outro conjunto de servidores virtuais.

Principais benefícios da virtualização:

- Diminuição do espaço físico, do cabeamento e do consumo de energia;
- Facilitação do gerenciamento e manutenção;
- Mais facilidade de monitoramento do ambiente, com diversas métricas de medição do consumo de hardware;
- Flexibilidade e escalabilidade;

Principais dificuldades encontradas para implantação:

- Resistência dos fornecedores de software em relação à compatibilidade com os servidores virtuais;
- Nem todos os produtos são suportados pelos fabricantes em ambiente virtual;
- A administração do ambiente fica mais complexa, podendo dificultar que se encontre a causa raiz de um problema. Para minimizar isso, é preciso investir em treinamento e em ferramentas de monitoramento e diagnóstico.

Computação em nuvem (Cloud computing)

Computação em nuvem está intimamente relacionada com a virtualização e pode ser considerada a versão "nas nuvens" dessa tecnologia.

A Computação em nuvem é fruto da convergência de diferentes tecnologias já existentes: Software como serviço (Software as a service - SaaS), Computação em grid (Grid computing) e a própria virtualização.

Ela se apóia principalmente nas possibilidades de conexão e interatividade permitidas pela internet para proporcionar aos usuários acesso a data centers remotos administrados por terceiros.

Trata-se na verdade da transferência dos recursos computacionais antes localizados nas estações de trabalho e servidores locais para estruturas tecnológicas localizadas em local fora do nosso ambiente.

Os exemplos mais comuns são os serviços de webmail e de edição de documentos, que hoje permitem que as mensagens e documentos fiquem armazenados na nuvem e possamos acessá-las de qualquer lugar em que haja conexão com a internet.

Para as empresas, a Computação em nuvem permite a flexibilidade e a elasticidade dos data centers, pois, a contratação dos serviços de processamento, armazenamento, backup, etc. pode ser feita de acordo com a demanda de momento, sendo mais fácil tratar os casos de sazonalidade.

Este conceito, ainda é adotado de forma tímida pelas empresas, em função do receio em relação às questões de segurança, confidencialidade, disponibilidade e responsabilidade legal.

(*) Em português, tem-se adotado outras variações para "Computação em nuvem", como "Computação nas nuvens" ou "Computação na nuvem", mas, eu prefiro adotar a primeira forma, pois, acredito que ele representa melhor o conceito que se deseja transmitir.

2 comentários:

  1. Bem didático ! Ajudou-me muito para um trabalho que tenho de entregar.Conteúdo muito bom e objetivo.

    Obrigada !

    ResponderExcluir
  2. Fácil compreensão, direto, pratico, informação bem estruturado. Muito bom.

    ResponderExcluir