sexta-feira, 22 de março de 2013

Etiqueta virtual: Boas práticas no envio de emails

Existem algumas regras básicas ao enviar emails, que se forem seguidas por todos, farão a nossa relação com o email ser muito mais proveitosa, principalmente no mundo corporativo:
  • Antes de enviar um email, pense se o destinatário realmente precisa recebê-lo. Muitas vezes copiamos pessoas que não tem interesse no assunto.
  • Observe se o conteúdo pode ser divulgado para todos os destinatários e se não está sendo infringida a lei de direito autoral ou a política de confidencialidade da sua empresa.
  • A privacidade das pessoas deve ser preservada também no mundo virtual. Por isso evite expor ou apontar erros, principalmente se houverem mais pessoas copiadas no email.
  • Não use email particular para comunicações da empresa e nem email da empresa para comunicações particulares.
  • Preencha sempre o campo assunto. É ele que vai determinar a prioridade e o interesse do destinatário na leitura.
  • Mesmo que o objetivo seja apenas enviar algum documento anexo, redija uma pequena mensagem no corpo do email.
  • Se no corpo da mensagem estiverem reproduzidas outras respostas originárias da troca de emails, apague aquilo que não for necessário.
  • Apague do corpo da mensagem os endereços de email registrados pelas trocas anteriores de mensagens e que não são de interesse dos destinatários.
  • Não estabeleça discussões inflamadas por email. A interpretação da leitura é pessoal e o objetivo da sua mensagem pode ser distorcido. Em certos casos o melhor é conversar pessoalmente.

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