terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Que fim levou a TV Digital no Brasil?

Em dezembro de 2007 a TV Digital foi lançada oficialmente no Brasil com toda pompa e circunstância. Inicialmente, as transmissões eram só para a cidade de São Paulo, mas, depois foram se expandindo e hoje já atingem outras cidades, tais como, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia, etc.

Porém, passados mais de um ano, a TV Digital ainda é uma incógnita: pouquíssimas pessoas já a viram funcionando para valer. Segundo o UOL, em dezembro de 2008, apenas 0,5% da população brasileira tinha acesso a TV Digital.

O que a aconteceu para a TV Digital não deslanchar da maneira que era esperado?

Os especialistas apontam vários motivos:

  • O preço do conversor;
  • A reação natural das pessoas a novas tecnologias;
  • A falta de conteúdo específico para a nova tecnologia.

Eu acredito que hajam razões um pouco mais sutis:

Existem no Brasil basicamente dois públicos de televisão: os que assistem TV aberta captada através de antenas e os que assistem TV por assinatura, seja por cabo ou por satélite.

O primeiro grupo seria o público natural para a nova TV Digital, pois, o segundo grupo depende das empresas de TV a cabo migrarem o sinal para o formato digital.

Acontece, que as pessoas que assistem a TV aberta, normalmente, são também as que têm menor poder aquisitivo e, consequentemente, possuem os aparelhos de TV mais antigos. Sendo que os aparelhos de TV antigos são muito pouco beneficiados com a melhoria do sinal oferecido pela TV Digital, já que, eles já estão no limite da sua qualidade. Além disso, para este público o preço do conversor pesa muito mais no bolso.

Ou seja, a TV Digital está numa encruzilhada. Quem tem dinheiro para usufruir os seus benefícios, não tem interesse, pois, está amarrado a uma empresa de TV por assinatura. Quem teria interesse imediato na TV Digital, não tem dinheiro para comprar televisores mais modernos e aparelhos conversores.

Eu acho que a TV Digital não deslancha, enquanto este nó não for desatado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário