terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Valeu Gurgel

O empresário João Amaral Gurgel faleceu no dia 30/01/2009 em São Paulo aos 83 anos.

Ele foi o idealizador da fábrica de automóveis Gurgel, que entre 1969 e 1994 produziu cerca de 40.000 veículos. Entre eles, diversos modelos de utilitários e, o projeto mais ousado, o compacto BR-800. Infelizmente, a empresa acabou falindo.

A principal marca que o empresário deixa é o fato de ter sido um trabalhador idealista. Ele sonhou com uma indústria nacional de automóveis, mas acabou como tantos outros, sendo derrotado por um país que trata tão mal quem quer produzir.

Hoje a gente vê a indústria automobilística da Coreia do Sul, que na década de 1970 era até mais atrasada que a brasileira, e imagina a importância que o trabalho de Gurgel poderia ter tido para o Brasil se ele tivesse o mesmo terreno fértil que os coreanos tiveram para se desenvolver. Poderíamos ter espalhado pelo mundo o equivalente da Hyundai-Kia de capital brasileiro.

Mas a família de Gurgel pode sentir orgulho do homem que se foi, pois, ele é um exemplo a ser seguido por quem deseja um país melhor e menos dependente.

A história de João Amaral Gurgel precisa ser mais difundida e o seu trabalho mais valorizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário